Data: 17-05-2012
Criterio: D2
Avaliador: Pablo Viany Prieto
Revisor: Miguel d'Avila de Moraes
Analista(s) de Dados: CNCFlora
Analista(s) SIG:
Especialista(s):
Justificativa
Cyperus atlanticus está sujeita a cinco situações de ameaça, e propensa a algumas ameaças em potencial, como a expansão urbana no litoral da Paraíba, e a presença de plantas e animais exóticos nas Ilhas de Fernando de Noronha e Trindade.
Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.
Nome válido: Cyperus appendiculatus var. atlanticus (Hemsl.) Kük.;
Família: Cyperaceae
Sinônimos:
Os valores de abundância, dominância e densidade de C. atlanticus nas parcelas demonstrou o grande potencial regenerativo da espécie na Ilha de Trindade; a espécie foi considerada predominante no Morro Vermelho, recobrindo 60% de seu total. Ainda, C. atlanticus adaptou-se muito bem às condições da área de estudo, contribuindo com 20% de regeneração em 10 meses, através do enriquecimento de moitas (Martins; Alves, 2007). Segundo os mesmos autores, foi estimado que em aproximadamente 14 anos todo o Morro Vermelho esteja recoberto naturalmente.
Ocorre nas Ilhas de Fernando de Noronha (PE), Trindade e Martins Vaz (ES), e no Estado da Paraíba.
Herbácea perene, pioneira no processo de regeneração da Ilha de Trindade; fértil de dezembro a junho, polinizada e dispersada pelo vento.
1.5 Invasive alien species (directly impacting habitat)
Incidência
local
Severidade
medium
Detalhes
Na Ilha de Trindade (ES), até o ano de 2005, foram reportados vertebrados invasores que afetaram diretamente a população de C. atlanticus tais como rebanhos de vacas, ovelhas, carneiros, mulas e porcos. Atualmente não são registrados indivíduos destas espécies na ilha.
5.4 Recovery management
Situação: on going
Observações: Os fuzileiros da Marinha realizaram a erradicação dos vertebrados invasores que estavam afetando a sobrevivência de C. atlanticus na Ilha de Trindade (ES).
1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Presente no Anexo II da Lista de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção do Brasil (MMA, 2008) e na Lista da Biodiversitas de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção na categoria "Vulnerável" (VU) (Biodiversitas, 2005).
1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Citada como "Criticamente em perigo" (CR) na Lista de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).
- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.
- MARTINS, L. S. G.; ALVES, R. J. V. Regeneração Natural do Morro Vermelho, Ilha da Trindade. Revista Brasileira de Biociências, v. 5, n. 1, p. 39-41, 2007.
- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.
- SIMONELLI, M.; FRAGA, C. N. Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção no Estado do Espírito Santo. Vitória, ES: IPEMA, 2007. 144 p.
CNCFlora. Cyperus atlanticus in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora.
Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Cyperus atlanticus
>. Acesso em .
Última edição por CNCFlora em 17/05/2012 - 19:43:35